CRENÇAS E LENDAS II

         SUPERSTIÇÕES   ESTRANHAS


O que não faltam são superstições espalhadas pelo mundo. Vamos conhecer algumas?
- Em algumas cidades da Ásia e da América, notadamente no Texas, o pedaço de corda de um enforcado é vendido por elevado preço. Segundo a tradição, o objeto representa um poderoso talismã de felicidade e sorte na vida!
Essa crença data de remotos tempos e, segundo se afirma, teve origem no fato de o criminoso, antes de morrer na forca, converter-se em santo diante do sacerdote a quem revela todos os seus pecados, num esforço supremo para merecer o reino de Deus.
.........................................................................................................................


-Uma taça quebrada, em que se  tenha bebido champanha à saúde de alguém,para muitos povos representa um símbolo de vida longa e boa sorte. Diz-se que na antiga Roma era costume festejar-se a chegada dos grandes generais que regressavam vitoriosos das lutas contra os bárbaros. Em honra de um deles que havia exterminado cerca de 10.000 inimigos, o povo romano preparou memorável banquete em que foram servidas centenas de taças de vinho. Ao homenageado coube a honra de quebrar com sua espada de aço- simbolo da glória guerreira- todas as taças vazias que os convivas lhe apresentavam. Os fragmentos de vidro eram, então, recolhidos pelos presentes que os guardavam como talismãs de boa sorte e vida longa.
Ao tempo dos Césares,o costume dominou Roma. Quebravam-se milhares de taças para comemorar uma vitória. Dizem que Nero festejou o incêndio de Roma quebrando uma taça de vinho de encontro à sua lira.
É uma superstição um pouco estranha,já que naquela época as taças eram feitas de metal e as espadas eram feitas de ferro e não de aço, pois esse ainda não tinha sido descoberto.Nero usava taças de bronze e cobre!



........................................................................................................................


- No Lago Titicaca, que corre tranquilamente a mais de 4.000 m de altitude, há uma ilha sagrada para os indígenas, cujas terras, segundo a tradição dos nativos, foram pisadas por Manco Capac,no século XII, quando recebeu dos Céus a missão divina de civilizar o Peru.
Os indígenas,por estranha superstição, adoram tudo quanto existe nessa ilha e, numa determinada época do ano, rendem excepcionais homenagens a uma grande pedra que se supõe ter servido de abrigo a Manco Capac durante suas meditações.
O Lago Titicaca mede 6.900 km2 de superfície. Na maior de suas ilhas ainda se veem ruínas de templos incas, verdadeiras obras de arte.

.................................................................................................................... -Na histórica cidade de Teheran( hoje Irã) comemora-se, anualmente, a morte de Ali, com uma estranha procissão.
Os fiéis, vestidos de branco,acompanham o cortejo, dando profundos golpes na testa com os afiados sabres de que se armam e flagelando-se com grossas correntes de ferro, de maneira que muitos fiéis morrem, no decorrer dessa cerimônia religiosa.
Alo, para os persas,é figura sagrada. Genro de Maomé, foi esse profeta,pelas virtudes de coração, o sucessor do seu sogro na chefia do Maometismo.
Os  sacrifícios a que se submetem os fiéis, na data comemorativa do falecimento de Ali, tem por finalidade mostrar que a Fé supera todas as aflições do corpo.
.........................................................................................................................


- A vaca é um animal sagrado para os adeptos do Bramanismo. Na cidade de Benares, na India,é tão grande o respeito por esse animal que se uma vaca se deita nas ruas, altera-se o tráfego, " pois ninguém comete o sacrilégio de fazer retirar o animal do seu repouso".

......................................................................................................................




-Em certas regiões do Congo ex-Belga,os selvagens tem a preocupação de amarrar com segurança o cadáver antes de o enterrarem. Segundo a tradição secular, evitam os nativos que os mortos " andem" e venham incomodar os vivos.
........................................................................................................................

-Entre os negros da Jamaica há uma crença " que em cada ser humano residem dois espíritos: um bom e outro mal". O bom volta para a África quando o indivíduo morre; com o último beijo, os parentes do morto lhe transmitem suas saudades do continente com que todos sonham. O espírito maus desce ao túmulo com o cadáver e lá se agita, quando morre ou nasce uma pessoa.
Quase todos os negros da Jamaica são de ascendência africana; seus avós foram trazidos da África para trabalhar nos canaviais, no século XVIII, quando foram importados cerca de 370.000 negros.


Fonte....Curiosidades...Valmiro Rodrigues Vidal
volume 2....1964


                 LENDAS MUITO  ESTRANHAS



Temos de realmente afirmar isso sempre:o nosso folclore é riquíssimo. Dia após dia, mais crenças e  lendas vão surgindo.



ILHA DO MEDO.......... recoberta por um emaranhado de restingas e cercada por grandes manguezais retorcidos, a Ilha do Medo tem uma aparência aterrorizante. E lendas fantásticas e histórias verídicas se mesclam para justificar sua fama. Por causa de seu total isolamento, foi utilizada para exílio forçado de doentes de lepra no século XVII e como destino de doentes terminais de cólera na epidemia de 1855. Dezenas de vítimas, a maior parte escravos, foram enterradas em valas comuns na areia. Embora fique a menos de 4 quilômetros de Itaparica, na Bahia, nada nunca deu certo ali. Passada de ão em mão, ela teve todos os empreendimentos fracassados e seus proprietários terminaram falidos ou envolvidos em histórias trágicas.

Ninguém sabe exatamente quando o lugar começou a ser considerado maldito. Uma das lendas mais difundidas, porém, culpa um padre que teria se recusado a celebrar uma missa em Itaparica, mesmo tendo sido pago antecipadamente. Amaldiçoado pelos moradores, ele teria naufragado diante da ilha e se transformado num fantasma condenado a expiar sua heresia pela eternidade. Em certas noites, dizem que ele surge da bruma e convida os pescadores a assistir à missa que desgraçadamente não quis rezar em vida.

A ilha não possui fonte de água doce, razão pela qual permaneceu desabitada. No século XIX teve uso militar e como colônia de leprosos, cujas ruínas ainda persistem. Outras dão conta de que são as almas dos doentes que lá foram confinados.
Relato mais antigo informa que os pescadores da Baía temiam-na por ali ouvirem gritos e uivos, à noite. Seus relatos evocavam as almas dos holandeses que invadiram a Bahia e teriam ali permanecido.
Conta-se, ainda, que um pescador avistara ali uma mulher diabólica que soltava fogo pela boca. Após relatar o ocorrido, o pescador tornara-se mudo.





Publicado na Gazeta de Teresópolis...
08/setembro/2003....Rolf Danziger

Wikipédia....


IPUPIARA..............


É um dos mais antigos mitos indígenas. Trata-se de um monstro misterioso que habita o fundo das águas e persegue os pescadores, as lavadeiras. Para matar ele abraça a vítima tão forte que a deixa em pedaços.


LOIRA DO BONFIM......

na década de 1950, a Loira do Bonfim colocou a cidade de Belo Horizonte em pânico. Por volta das 2 da madrugada, ela conquistava os boêmios no ponto do bonde no centro em frente a uma drogaria. Dizia que morava no Bonfim e que queria fazer um programa. Ninguém resistia a seu convite. Ela levava suas vítimas para o cemitério do Bonfim. Assustados com a lenda, motorneiros e cobradores de bondes se recusavam a trabalhar de noite.


MÃO-DE-CABELO.......... Em Minas Gerais existe a lenda do Mão-de-Cabelo, uma espécie de entidade fantástica, com jeito de espantalho, que atormentava crianças que faziam xixi na cama. Na mesma região, um fantasma chamado Chibamba assusta as crianças que choram.



MAPINGUARI.....uma espécie de preguiça gigante extinta há 8.500 anos. Segundo as lendas indígenas, a criatura de quase 2 metros ainda habita as matas do Pará, Amazonas e Acre.

É semelhante ao homem, mas todo coberto de pelos, que o tornam invulnerável, exceto na região do umbigo. Segundo a lenda, ela é inimiga de caçadores de animais da floresta Amazônica. Ao capturar os humanos, devora apenas as suas cabeças!


Publicado na Gazeta de Teresópolis...08/setembro/2003
Rolf Danzinger

☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻

       LENDAS  ORIENTAIS  SOBRE  ADÃO

Segundo a Bíblia, foi o primeiro homem, criado por Deus, à sua imagem e semelhança, já adulto e de inteligência desenvolvida. Segundo alguns autores orientalistas, Adão possuía conhecimentos sobrenaturais e acreditam que esteve iniciado, desde a sua origem, nos segredos da alta magia. A ciência moderna e principalmente a geologia, a paleontologia e a fisiologia, demonstraram que o Adão e a Eva do Gênesis não passam de uma cópia grosseira do Adimo e Pracriti dos Vedas, em cujos livros estão representados como sendo a essência celeste de onde emanam toas as humanidades presentes e futuras.
Os filósofos herméticos deram o nome de Adão ao seu magistério quando o vermelho está perfeito, já que sua matéria, sendo a quinta-essência do Universo, e a primeira matéria de todos os indivíduos da natureza, tem perfeita relação com Adão, no qual Deus reunia a mais pura substância de todos os seres e que, além disso, Adão que significa " vermelho", expressa a cor e as qualidades do magistério.
Segundo as tradições árabes, quando Deus quis criar o homem, encarregou o anjo Gabriel de apanhar um punhado da terra. Esta, espantada, clamava dizendo que Deus estava enganado ao fazer o homem,já que um dia se revoltaria contra o seu criador. Gabriel comunicou a reclamação. Mas o Senhor não fez caso e obrigou Miguel a executar a sua vontade. A terra se queixava amargamente, justificando que se o homem fosse feito ela seria maldita por causa dele. Miguel teve pena e então Deus encarregou o terrível Azrael da tarefa. Este não ouviu os lamentos da terra e tirou os punhados encomendados, um de cada uma das sete camadas, e levou-os à Arábia.onde seria executada a grande obra da criação do homem. Deus ficou satisfeito com a prontidão e fidelidade de Azrael, a quem encarregou de separar as almas, sendo por isso chamado " o anjo da Morte".
Deus então amassou a terra e fez uma figura com suas próprias mãos. Enquanto secava,os anjos contemplavam-na maravilhados e contentes. Eblis ( Lúcifer ou Satã) não ficou satisfeito só em olhar e tocou-a no ventre. Ao constatar que rea oca, pensou e disse para si mesmo: "-Esta criatura de forma vazia terá necessidade de encher-se frequentemente e por isso estará sujeita a muitas tentações". Então perguntou aos outros anjos o que eles fariam se Deus quisesse sujeitá-los de algum modo a este futuro soberano da Terra. Todos responderam que obedeceriam, mas Eblis, aparentando a mesmo opinião, resolveu que não o faria.
Formado o corpo do primeiro homem, Deus animou-o com uma alma inteligente e proporcionou-lhe roupas maravilhosas. Em seguida, ordenou que todos os anjos se inclinassem diante dele. Somente Eblis não obedeceu, sendo imediatamente expulso do paraíso dado a Adão, que tinha apenas a proibição de n~~ao comer a fruta de uma certa árvore. Eblis associou-se  ao pavão e à serpente, conseguindo, com seus insistentes discursos tentadores, que Adão desobedecesse. No instante em que comeu o fruto proibido, suas roupas preciosas caíram a seus pés e, vendo-se nu, teve vergonha. Não tardou em ouvir a sentença que o expulsava do paraíso, condenando-o ao trabalho e à morte. Ao ser lançado do céu, caiu sobre a montanha de Serendib, na ilha do Ceilão, onde ainda existe o Pico de Adão. Eva, que também cometera o pecado, caiu perto  do lugar onde mais tarde se construiu a cidade de Meca. Eblis chegou com ela à Arábia. o pavão foi desterrado para o Industão e a serpente para a Pérsia. O desgraçado Adão ficou num estado tão grande de miséria e solidão que se arrependeu de sua falta e implorou clemência ao Criador. Deus teve pena e mandou do céu uma borboleta que se colocou no lugar onde mais tarde Abraão edificou a Caaba( casa santa de Meca). Gabriel ensinou-lhe as cerimônias que devia praticar no santuário para obter o perdão de Deus e guiou-o em seguida até a montanha de Arafat, onde se encontrou com Eva, depois de trezentos anos de separação. Ainda existe em Meca uma colina onde os muçulmanos acreditam que Eva estava assentada quando Adão a encontrou.
Em Gedda ou Djedda ( porto do Mar Vermelho, com 20.000 habitantes), existe um cemitério onde se encontra a pretensa tumba da nossa avó comum: Eva!
Entrando pela porta maior do grande cemitério, vê-se à esquerda, um pequeno muro de um metro de altura, que forma um quadrado de uns três metros. Ali repousa a cabeça da primeira mulher. No centro, há uma espécie de cúpula, onde repousa o meio do corpo, e no outro extremo, perto da porta de saída, um outro muro de um metro onde tocam os pés. Nesse pequeno espaço, há um grande pedaço de tela onde os fiéis depositam suas oferendas e queimam perfumes.A distância dos pés à cabeça é de uns 150 metros.
Gedda em árabe quer dizer " avó", e por isso os eruditos afirmam que o nome se deve ao fato do corpo  de Eva estar enterrada ali. As tradições orientais afirmam que ao morrer sua mulher, Adão começou a viajar. Passou pela Índia e morreu no Ceilão, onde ainda existe sua tumba sob o Pico de Adão. Os muçulmanos, menos os menos fanáticos, acreditam piamente. ( Carta de M.A.D. cônsul da França na Abissínia, de 12/1/1841).
Outras lendas do Oriente afirmam que Deus formou o corpo de Adão, colocou-o no Éden e em seguida enviou-lhe sua alma, criada muitos anos antes, para animá-lo.Ela representa Deus, já que a massa perecível é indigna da elevação do seu ser.
Deus, que nesta ocasião não quis usar a violência, ordenou ao seu fiel ministro Gabriel que pegasse a flauta e tocasse uma ou duas músicas em volta do corpo de Adão. Com o som, a alma começou a girar cadenciadamente em volta dele e afinal, num momento de delírio, entrou através dos pés, que na mesma hora se puseram em movimento. Desde então não lhe foi permitido abandonar a sua nova moradia sem ordem expressa do Criador.
Os judeus conservaram intatas as Santas Escrituras até a vinda do Messias. Depois, elas foram alteradas com estranhos absurdos. O Talmud ficou completamente desfigurado. Os talmudistas, com grande fantasia, explicam o modo como foram usadas as 12 horas do dia em que Adão foi criado. Dizem que, na primeira hora, Deus ajuntou o pó com o qual ia fabricá-lo e fez um embrião; na segunda, Adão ergue-se sobre os pés;na quarta, Deus chamou-o e pediu que desse nome aos animais. Logo depois perguntou: " E a mim, como me chamarás?" Adão respondeu: " Jeová ( sabeis quem sois)". A sétima hora foi empregada no casamento de Adão e Eva.Na décima,Adão desobedeceu; na undécima, foi julgado e condenado a sair do Éden, e finalmente na duodécima,sentiu os cansaços e fadigas do trabalho.
Deus, acrescentam os rabinos, tinha feito Adão, tão grande que sua cabeça alcançava o céu. Asseguram que a árvore da vida,plantada no paraíso terrestre, era tão grande que seriam precisos quinhentos anos para se dar uma volta em torno dela. Os anjos, admirados, murmuravam e diziam ao Senhor que havia dois soberanos: um no céu e outro na terra. Então Deus apoiou a mão sobre a cabeça de Adão e reduziu-o a mil côvados de altura( quinhentos metros).
Também circulam entre os judeus algumas tradições maravilhosas. Vários rabinos dizem que Deus fez Adão duplo e que separou os dois corpos com uma machadada.
Todos os povos do Oriente cercam Adão com fábulas diferentes. Os persas  contam que Deus o colocou no quarto céu, permitindo-lhe comer de todos os frutos, menos o trigo, que não podia digerir. Adão e Eva, seduzidos pelo diabo, comeram-no e foram afastados pelo anjo Gabriel.
Os habitantes de Madagascar relatam a criação de uma maneira mais rude. Dizem que Adão comeu o que estava proibido e que o diabo sedutor correu até o céu para acusá-lo, sendo expulso em seguida. Mas ainda não casado, porque depois de algum tempo apareceu um tumor em sua perna, de onde tirou uma mulher, com a qual se casou( D' Herbelot, Biblioteca Oriental).
Na América meridional acreditava-se que o fruto proibido era a banana, no qual Adão descobriu o mistério da Redenção por causa de suas fibras em forma de cruz. Os habitantes da ilha de São Vicente acreditam que o fruto fatal é o tabaco.
Os rabinos cabalistas afirmam que Adão foi expulso do paraíso para o inferno, de onde saiu pronunciando convenientemente a santíssima palavra LAVERERERARERI( Basagne, História dos Judeus, tomo III). Asseguram também que  submergiu no rio Gehon até o nariz, penitenciando-se e flagelando seu corpo com tão pouca compaixão que, quando saiu de lá, estava com a pele perfurada como uma peneira. Viveu 130 anos, e na hora, cerca de 15 mil, fora as mulheres ( Peignot, LIVRO DAS SINGULARIDADES, pág. 57).
Alguns garantem que o anjo Raziel foi o preceptor de Adão, dando-lhe um livro onde aprendeu todos os segredos da natureza, o poder de conversar com o Sol e a Lua, de curar doenças, provocar tremores de terra, interpretar os sonhos e predizer os acontecimentos. Com o tempo, esse livro teria passado às mãos de Salomão, que com ele aprendeu a compor o famoso talismã do seu anel.

Fonte: Revista Planeta.....pág.20,21.
...................................................................................................................


           CURIOSIDADES  MITOLÓGICAS

THOT
Thot era o deus egípcio da sabedoria, da escritura, do registro de dados e da magia. Quatrocentos anos antes de Cristo, os gregos que tinham viajado ao Egito o identificavam com o seu deus Hermes, o dos pés alados, mensageiro dos deuses e patrono da imaginação e das ciladas. A legendária figura conhecida como " Hermes", os "rês vezes grande", ou Hermes Trimegistro, era para os antigos uma manifestação particular de Thot. Ao conjunto de textos mágicos e didáticos que lhe foram atribuídos se denomina " textos herméticos" e, da mesma forma que em muitas escrituras tântricas, estão relatados em forma de diálogos entre os deuses. Entre as divindades que neles aparecem figuram o próprio Hermes,Ísis, deusa dos mistérios, Tat, outra manifestação de Thot e, Imhotep,um cientista divinizado. O redescobrimentos dos textos herméticos no século XV e a posterior incorporação de grande parte de seu conteúdo à tradição mágica ocidental manteve influência destes escritos até os nossos dias.

O deus Thot era também conhecido como Tehuti, Thout, Djehuti e Zehuti.
Ele era considerado autoconcebido e autoproduzido.
Thoth era chamado de o "Senhor das Palavras Sagradas", pois inventou os hieróglifos e os números. Como o Ancião, ele foi o primeiro e o maior dos magos, o Mago Supremo. Era mais poderoso que Osíris e Ra. Era o patrono dos sacerdotes e o deus de toda a magia. Thoth foi criador das Quatro Leis da Magia.
Essa deidade possuía a cabeça de um íbis e usava um disco lunar e uma crescente na cabeça; segurava a pena e a palheta de um escriba. Possuía duas esposas, Seshat e Nehmauit. A íbis lhe era sagrada e era associada à Lua.
Em seu centro sagrado em Hermópolis Magna no Alto Egito, seus sacerdotes ensinavam que Thoth criava com o simples poder de sua voz. Numa cripta sob seu templo principal eram mantidos seus livros de magia, os quais eram abertos apenas a seus discípulos iniciados, sendo traduzidos pelos gregos e por povos posteriores nos trabalhos de Hermes Trismegistus e de Kybalion. No Baixo Egito, seu centro ficava em Hermópolis Parva.
Thoth regia a escrita, invenções, artes, adivinhações, comércio, cura, iniciação, música, sucesso, sabedoria, medicina, astronomia, geometria, pesquisas, desenhos, ciência, meditação do tempo, cálculos e inventários, arquivos, julgamento, rituais, a lei, astrologia, o alfabeto, fala, gramática, arbitrariedade, equilíbrio, poderes mentais, a Lua, botânica, teologia, hinos e orações, leitura, paz, aprendizado, livros, verdade, os registros Akashicos, o destino.

MERLIM
Merlim, o legendário mago que aconselhou o rei Arthur e que acabou enganado por uma bruxa da qual tinha se apaixonado, é uma figura arquetípica cuja reputação inspirou os que procuravam sabedoria nos grimórios ou textos mágicos da Idade Média. Merlim foi sempre o mago pagão que nas lendas asturianas se contrapunha ao cristianismo místico de Galahade, Perceval e demais cavaleiros que procuravam o Santo Graal. Isto não impediu que muitos ocultistas definissem as suas crenças como " autênticos cristãos".

A lenda de Merlim e a crença na sabedoria espiritual dos antigos habitantes da Grã-Bretanha serviram de inspiração a numerosos grupos de ocultistas contemporâneos. Atividades como a celebração druídica do solstício de Verão em Stonehenge podem ser considerados como uma sobrevivência, não dos primitivos mistérios e dos sacerdotes magos da antiga Inglaterra, mas da ideia do poder mágico em tanto que força que se pode armazenar em " acumuladores" materiais, como os monumentos megalíticos.

JACIM E BOAZ

As legendárias colunas do templo de Salomão, ilustram o conceito mágico da polaridade. Jacim, a coluna da esquerda, simboliza os elementos fogo e ar na alma humana e no universo em geral. A outra coluna, Boaz, simboliza a água e a terra. Jacim é o Sol, Boaz a Lua. Entre as duas, participando da natureza, se encontramos outros cinco planetas da astrologia, cujos raios ao se refratarem nos primas de enxofre e mercúrio alquímicos_ princípios cósmicos e não os elementos químicos do mesmo nome _ influenciam tudo o que se encontra embaixo.
A Bússola do Filósofo...gravura rosacruz, Alemanha, século XVIII.
............................................................................................................................


                            A  BRUXA  DA  LAPA

Uma figura bastante conhecida na cidade do Rio de Janeiro do século XIX, foi Dona Guilhermina, popularmente conhecida como a Bruxa da Lapa. Esta senhora possuía o terrível dom de saber quando uma pessoa iria morrer. Os mais audaciosos ou os mais  desenganados iam até a Rua da Mata Cavalos( hoje Rua do Riachuelo), para falar com Dona Guilhermina, com o objetivo de saber o seu destino.


A própria Bruxa tinha muito medo de seus poderes e um dia resolveu arrancar o próprio que olho que tudo via, para terminar com essa provação.Mas, de nada adiantou o seu gesto. Todos os anos, por ocasião da data em que havia arrancado o olho, ele voltava para assombrá-la. Era um enorme desespero na cidade quando o olho passava pelas ruas e todos evitavam olhar para o Olho da Morte. Dizem que foi por causa desse fato que surgiu a expressão " mau olhado".
O olho se encontra, atualmente, no Museu de História Natural, localizado na Quinta da Boa Vista.

Histórias de Bruxarias....2013

......................................................................................................................
                      ORQUESTRA  DO  ALÉM

No ano de 1870 um fato terrível chocou o país. Aconteceu na Cinelândia, na cidade do Rio de Janeiro. Nessa época o bairro era animado  pelos bailes tradicionais que aconteciam todas as sextas-feiras, pontualmente as 20 horas, com a participação da  Orquestra Imortal que era a sensação das noites.

Entretanto, um fatídico acidente vitimou todos os integrantes da orquestra.
Toda a população ficou arrasada.

Resolveram então, para homenagear os músicos tão queridos, organizar uma festa no mesmo dia, hora e local. Estavam todos relembrando os momentos lindos das noites animadas com seus músicos, quando, não se sabe nem de onde e nem como, uma música muito conhecida de todos e orquestrada pela Orquestra Imortal começou a tocar. Assustados, todos perceberam que mesmo mortos, a Orquestra Imortal continuava mantendo a sua tradicional pontualidade.
Esse é o único registro que se tem, mas o fato continuou assombrando a sociedade carioca por muitos anos!

Histórias de Bruxaria...Incorporais.....

...................................................................................................................

           A INCRÍVEL HISTÓRIAS DE DR. BELEM E SEUS ESQUELETOS

Em 1850 um assunto chocou o país. O famoso Dr Belem, conhecido pelos seus diversos saberes, inclusive misticos, e muito respeitado na sociedade, se envolveu numa macabra história.
Dr Belem veio morar no Rio vindo de Minas Gerais, aqui se enamorou e casou-se com uma bela senhora da nobreza, Carla de Assis. Mas após o casamento, todos notaram que Carla estava murchando, cada dia ficava mais fraca e amuada. Um dia, um amigo e jornalista dela, Sr Machado, resolveu visitá-la no sombrio casarão que viviam no bairro de Botafogo. Dr Belem o recebeu, convido-o para um café, e o pavor tomou conta de Machado ao perceber que o doutor não tinha somente uma mulher, mas duas! Dr Belem mantinha sua ex-mulher, Dona Filomena, morta anos antes, ainda na casa, trabalhando como serviçal e servindo o café para os presentes. Mas havia um detalhe, para o espanto dos convidados, Dona Filomena, era um esqueleto. Essa foto foi tirada pelo Sr Machado e encontra-se na Biblioteca Nacional.




                                              O VENTRÍLOCO DA PRAÇA XV




No século XIX uma das atrações que mais fazia sucesso na Cidade Imperial eram os shows de Mr Russell, um britânico erradicado no Rio de Janeiro, e popularmente conhecido como O Ventríloquo da Praça XV. Suas apresentações atraiam centenas de pessoas e encantavam o público com a magia dos seus bonecos, eles pareciam vivos. E eram. Algumas pessoas começaram a notar semelhanças entre os bonecos e pessoas conhecidas que tinham desaparecido. Até que um dia, o Sr Olavo, reconheceu entre os bonecos o rosto perfeito de um amigo seu há algum tempo sumido. Tomado pelo pavor, Olavo pronunciou o nome de seu conhecido, e ele respondeu! O horror se instalou naquele dia na Praça XV. Mr Russell foi deportado, alguns bonecos fugiram em meio ao tumulto, e os restantes estão até hoje trancafiados no Museu do Folclore.
.........................................................................................................................

                                          BELZEBU

Belzebu, Senhor das Moscas, um dos governantes do Inferno conforme a demonologia muçulmana e cristã, era uma encarnação tardia de um antigo deus do Mediterrâneo oriental.Embora os ortodoxos lhe considerassem uma encarnação do mal absoluto, para os magos sempre foi um dos condutores cósmicos, um ser, ou melhor,um princípio, cujas desagradáveis funções são tão importantes para o ser humano verdadeiramente equilibrado como as simbolizadas por divindades mais aceitáveis.

Os cantos escuros do subconsciente, onde habitam os condutores psíquicos como Belzebu, foram explorados por artistas como Odilon Redon, quem descreveu as características destes habitantes com uma claridade que às vezes quase repulsiva, como retratou na " A Aranha Sorridente", desenho em carvão, 1881.


Beelzebuth deformação do nome de uma divindade filisteia ou cananeia


: Baal Zebub ou Baal Zebul ou vulgo Belzebu, Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da pestilência, Mestre da Ordem, é conhecido principalmente como O Terceiro dos Três.

Tem essa nomeação por ser o terceiro demônio mais poderoso do inferno, curvando-se somente perante Lúcifer e o próprio Shaitan, de Tenebras.
Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas da mitologia cananeia e Fenícia:
– o deus Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade.Também associado à morte e crueldade;
– Zebub, o deus das moscas e da pestilência.
Segundo a mitologia, Zebub era um infernunita arquiinimigo de Baal.
Este que reunido com grandes magos da Antiguidade, derrotou Zebub numa batalha épica que, por ter expandido suas forças no cosmo, abriu um abismo que sugou os dois deuses e os uniu em um só, o então “belth-zebul”.
Seu espírito foi arremessado ao inferno e lá perdurou na “fossa”, até ser resgatado por Shaitan. Seu poder excedia o poder de Zebub e do próprio Baal.
Proclamou-se senhor da cidade de Dite, antes governada por Orcus.
Belzebu é o tenente dos exércitos infernais, estando diretamente sob a autoridade de   Lúcifer, o imperador do Inferno.
Belzebu é famoso pelo seu titulo: «Senhor das Moscas»;
manda moscas arruinarem a colheita e o povo de Canaã prestava-lhe homenagem na forma de uma mosca. Figura aterrorizante, enorme, preto, inchado, chifrudo, cercado de fogos e com asas de morcego. Milton, no Paraíso Perdido, descreve-o como um rei autoritário, cuja face irradia sabedoria.
Belzebu é o  demonio que por excelência,  proporciona os mais famosos e acertados oráculos.
Dizem alguns Grimórios e estudos demonologistas, que Belzebu é uma das três entidades que constituem profana a trindade dos infernos, aquela que se opõem á santa trindade dos céus. 
A profana trindade seria assim constituída por Lucifer, Astaroth e Belzebu.
Reza a historia, que Belzebu foi o responsável pela famosa possessão demoníaca de uma freira de nome irmã «Madalena de Demandoix», no convento de Aix-en-Provece – França
Belzebu certamente consumiria todo o Universo com sua fúria, sendo talvez isso o que tentou expressar quando falou através de Calígula a famosa frase:
“Queria que o povo tivesse uma só cabeça, para corta-la de um só golpe!”


BASEADO EM MITOS, DEUSES  E MISTÉRIOS..... fRANCIS kING
............................................................................................................................

                                                    CHAMADA DO ALÉM
Você já ouviu falar de pessoas que receberam ligações telefônicas de alguém que, sem elas saberem, havia acabado de falecer? Essa história aconteceu nos EUA, em 2008, depois de um terrível acidente envolvendo dois trens que provocou a morte de 25 pessoas. Sabendo que Charles Peck estava viajando em um dos trens, seus familiares entraram em pânico, aguardando ansiosamente por notícias. Até que receberam uma ligação. E outra. E mais outra!

No total, foram 35 chamadas realizadas do celular de Peck e, apesar de os policiais terem achado a vítima através do sinal do aparelho, o encontro não foi nada feliz. Peck já estava morto, preso às ferragens, e até hoje ninguém jamais conseguiu explicar como as ligações puderam ser realizadas. E sabe o mais irônico dessa história? O acidente ocorreu porque um dos maquinistas se distraiu com o próprio celular e passou em um sinal vermelho.


                                             ELEVADOR  MALDITO



Imagine que você vai pegar o elevador e, por algum motivo, as portas se fecham sobre o seu corpo e você fica preso. Parece o enredo de um filme de terror, não é mesmo? Pois em 2003, em um hospital — para completar o cenário macabro — dos EUA, o médico residente Hitoshi Nikaidoh acabou ficando preso na altura dos ombros entre as portas de um elevador. O problema é que ele não conseguiu se soltar, e o elevador começou a subir.

Nikaidoh teve a sua cabeça partida pela metade na altura da boca, e a outra pessoa que estava no elevador — havia uma pobre enfermeira lá dentro! — teve que esperar durante mais de uma hora na companhia da metade superior da cabeça do pobre médico, até que uma equipe de salvamento conseguisse tirá-la de lá.


                                           SUICÍDIO  IMPOSSIVEL


Pode parecer impossível, mas David Phyall — um britânico muito, muito descontente — decidiu cometer suicídio cortando a própria cabeça com uma serra elétrica. Tudo começou quando o prédio no qual Phyall vivia foi decretado como condenado e todos os inquilinos receberam ordens de se mudar para outros locais. Mas não David!
Mesmo depois de receber 11 ofertas de acomodações alternativas, David se recusou terminantemente a deixar o seu lar. Tanto que, para garantir que não sairia do apartamento vivo — e que daria bastante trabalho para a equipe de limpeza —, ele planejou a própria morte, e de uma maneira absurdamente sinistra.

Phyall prendeu uma motosserra à perna de uma mesa de sinuca, usou fita adesiva para manter o botão de “liga/desliga” ligado, e um temporizador para botar a ferramenta para funcionar. Depois, Phyall se deitou debaixo da mesa, com a corrente da serra posicionada sobre o pescoço e, alguns minutos mais tarde, perdeu a cabeça... literalmente.
Ele tinha 50 anos de idade e morreu em  05 de julho de 2008.
.........................................................................................................................

Mesmo em pleno século XXI milhares de pessoas continuam a viver dentro de suas crendices e superstições. Vamos conhecer algumas?


- Água de lavagem da blusa de uma mulher, dada à beber a um rapaz, fará com que ele fique apaixonado pela dona da blusa!

-Para curar frieiras,lava-se o pé emágua em que se tenha lavado também os pés de três galinhas!

- Por a mão sobre a pedra de ara faz a mulher não ter mais filhos!
-Para fazer uma criança falar depressa, dar-lhe de beber água de chocalho ou água em que estiver estado de molho 0 bilro de fazer renda!

- Quem bebe água com candeeiro na mão, morre sem fala!

- Quando alguém sai para trabalhar no campo, antes do nascer do sol, e fica com sede, não deve beber água nem nas fontes nem nos ribeiros, sem primeiro atirar uma pedra para acordar a água.

- Quem encontrar um agulha de costura não deve usá-la,pois é condutora de grande infortúnio,principalmente se costurou a roupa de um defunto.
- Agulha que fura o dedo denuncia que a dona para quem está sendo feita a roupa não será agradecida.

- O cheiro do alho afasta todas as feitiçarias, porque nenhuma resiste à barreira invisível determinada por ele.
- O pássaro anum quando revoa continuamente perto das latadas e dos alpendres onde as pessoas descansam,está anunciando infelicidade.
- Comer coração de anum  pensando numa pessoa, fará que ela fique apaixonada.

- Passar o bico do anum no rastro da mulher desejada, dá o mesmo resultado!
- Quem tira ovos de anum, procura luto para a família!

-A criança que usa dentes de aranha caranguejeira como breve, terá uma dentadura branca, forte e resistente.

-Não se deve espanar teias de aranha para não espantar a felicidade.

-Assobiar de noite chama as cobras.Algumas pessoas acreditam que chame o demônio!

- O dia mais aziago do ano é 24 de agosto, dia de São Bartolomeu, quando o demônio se solta do Inferno.

-Quando a bananeira não dá frutos, deve ser abraçada por um homem. Fatalmente, dará os frutos desejados.

- O olho do boto, seco, é um amuleto de incrível eficácia amorosa.
- Cachorro que cava com o focinho voltado para casa, cavando para fora, está anunciando dinheiro.

-Cão que roda sem destino pela casa,está afugentando o diabo.

-Para livrar o cachorro da tosse, colocar no seu pescoço um rosário feito  com pedaços de sabugo de milho!.

Fontes: Curiosidades....Pesquisa   volume 1
.......................................................................................................................



Santa Muerte ou Santa Mortana é uma figura sagrada venerada em  todo o  México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas.  A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte,  manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.  Entre os elementos católicos da celebração está o uso de esqueletos para lembrar as pessoas de sua mortalidade.

A Santa Muerte geralmente aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto e carregando um ou mais objetos, normalmente uma gadanha e um globo. O manto costuma ser branco, mas representações da figura variam significantemente de pessoa a pessoa de acordo com o pedido do devoto ou do ritual a ser apresentado.  Como o culto a Santa Muerte era clandestino até recentemente, a maioria das preces e outros rituais eram feitos de forma privada, em casa.  Entretanto, nos últimos dez anos, a veneração tornou-se mais pública, especialmente na Cidade do México. O culto é condenado pela Igreja Católica no país, mas está firmemente entranhado nas tradições das classes baixas e marginalizadas do México. O número de fiéis da Santa Muerte cresceu nos últimos vinte anos, chegando a aproximadamente dois milhões de seguidores, além de atravessar fronteiras, alcançando as comunidades mexicanas dos Estados Unidos.
 
De forma similar a outras culturas pelo mundo, deidades pré-cristãs no México são algumas vezes sincretizadas como santos. Por outro lado, na Espanha a expressão santa muerte pode ser simplesmente interpretada como "a sagrada morte". Desta forma, Santa Muerte pode ser simplesmente uma representação da reinterpretação folclórico-religiosa da prática da Igreja Católica Romana de orar para receber um morto em estado de graça.

Santa Muerte é também adorada pela Iglesia Católica Tradicionalista Mexicana-Estadounidense, uma igreja sem relação com a Igreja Católica Romana.
Santa Muerte é geralmente vestida como o anjo da morte, carregando uma gadanha e uma balança ,que pode ser reminiscente de São Miguel. Ela também pode estar vestida com um manto vermelho e uma coroa dourada; nesta forma, a veem como uma variação da Virgem Maria.

Estátuas de Santa Muerte são confeccionadas em vermelho, branco, verde e preto, para o amor, sorte, sucesso financeiro e proteção. Oferendas à Santa Muerte incluem rosas, maconha, cigarros, frutas, doces e tequila. Santuários em homenagem a Santa Muerte são adornados com rosas vermelhas, cigarros e garrafas de tequila, e velas queimam em adoração. Por todo o México e em parte dos Estados Unidos (especialmente em comunidades de imigrantes mexicanos), são vendidos itens como cartas, medalhas e velas relacionados à santa. Santa Muerte é frequentemente tomada por padroeira por traficantes, sequestradores e outros criminosos, ou por pessoas que vivem em comunidades violentas.  Muitos dos altares dedicados a La Santissima Muerte podem ser encontrados ao longo das estradas no nordeste do México, e foram construídos por traficantes.
Em 24 de março de 2009, autoridades mexicanas destruíram 30 capelas dedicadas a Santa Muerte nas cidades de Nuevo Laredo e Tijuana em resposta às suas fortes associações com traficantes de drogas e a pedido de moradores locais.] José Manuel Valenzuela Arce, um pesquisador do Colegio de la Frontera Norte, fez um comentário sobre a ação: "a destruição dessas capelas não vai diminuir em nada o crime... alguém que está indo cometer um crime poderia ir tanto a uma capela de Santa Muerte quanto a uma Igreja Católica, ou simplesmente não ir a lugar nenhum"
O México enfrenta muitos problemas atualmente: desemprego, corrupção, violência, acesso reduzido a água potável, poluição, trânsito... Então é normal que muitos mexicanos percam a confiança nos líderes e instituições do país.
Uma dessas instituições é a Igreja Católica. A religião dominante no México tem visto um declínio no número de fiéis, que vêm se voltando para cultos religiosos modernos para atender suas necessidades espirituais.
A Santa Muerte é um bom exemplo disso. Uma santa com milhões de devotos pelo México, a Santa Muerta é conhecida como protetora de todos os perpetradores de delinquência. Ela é a santa padroeira dos marginais e daqueles que se sentem negligenciados pela sociedade. A personificação da morte, ela representa proteção, justiça e uma passagem segura da vida para a morte.

O culto contemporâneo da Santa Muerte surgiu no estado mexicano de Hidalgo, por volta de 1965. Desde então, o culto é associado à violência, crime, prostituição e tráfico de drogas.

Seus fiéis podem não ser particularmente religiosos, mas não são ateus. Eles criam seus próprios códigos e ícones religiosos para nutrir suas existências, identidades e práticas. Muitos se refugiam na ideia de que a divindade permite que eles continuem com suas atividades violentas e que ela vai perdoá-los por seus atos. A Igreja Católica condena o movimento por combinar suas próprias crenças com ocultismo.

O culto à Santa Muerte vem crescendo nos últimos dez anos, e hoje ela tem cerca de seis milhões de fiéis no México. A maioria tem menos de 30 anos e são de áreas pobres. Os fiéis da Santa Muerte têm sido rotulados com praticantes blasfemos de satanismo, e seus opositores afirmam que a Santa é usada para desencaminhar os desesperados.
Agora adoração é quase universal. E porque não é apenas um costume no México que se espalhou para decorar qualquer coisa, a velha  ceifeira é reencarnada em uma forma que parece belos vestidos de chiffon branco, rosa de seda, veludo e lantejoulas brilhantes.
Primeiro foi um homem, mas, eventualmente, apareceu em seu caminho triunfante uma mulher: a Santa Muerte.
Um alto escalão do Vaticano fez o que é conhecido como a primeira declaração pública da Igreja Católica sobre o culto.
 O Vaticano não costume dar a sua opinião sobre todos os cultos, mas a Santa Muerte é especial. 
Embora esses sacrifícios não foram sancionadas pela Igreja Católica em Roma, eles continuaram a ser feita entre pessoas que queriam mudar seu destino.
No mais famoso santuário de Santa Muerte, no centro da cidade de México, homens rastejam  de joelhos, segurando o santo esqueleto em seus braços. Em vez de iluminação incenso, eles aspiram  fumaça do cigarro de maconha.

Pior ainda, do ponto de vista da Igreja Católica, muitos dos peregrinos que se reúnem ao redor dos santuários sagrados de morte ainda se vêem como católicos devotos!

Fonte......Alma Guillermoprieto para National Geographic
                              Wikipédia, a Enciclopédia Livre
                             ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário